A entrega da Declaração do Imposto de Renda 2021 começou nesta segunda-feira (1º). O Revista Brasil conversou com Deypson Carvalho, coordenador adjunto do curso de graduação em Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal da Centro Universitário de Brasília (UDF), sobre as novidades deste ano.
Saiba mais no player acima.
O prazo começa nesta segunda-feira (1º) e vai até 30 de abril. A Receita espera receber aproximadamente 32 milhões de declarações.
Novidades
Deypson lembrou que quem recebeu o auxílio emergencial em qualquer valor, junto com outros rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.847,76, também será obrigado a entregar a declaração.
Outra mudança é na declaração pré-preenchida. O contribuinte terá que tomar cuidado na hora de conferir as informações. Para ele, é a alteração mais relevante deste ano.
Dicas
Para o especialista, a declaração começa com a organização dos documentos e termina com o processamento sem a malha fiscal.
"É fundamental que o contribuinte, após enviar a declaração ao fisco, acompanhe o resultado do processo diretamente no portal do e-CAC", afirmou.
Deypson considera importante o contribuinte aproveitar as facilidades oferecidas a cada ano pela Receita.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela Nacional Brasília.