A pandemia de covid-19 intensificou o comércio eletrônico. No Dia Mundial do Consumidor (15), o Revista Brasil conversa com João Pedro Leite Barros, professor em Direito do Consumidor na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito pela Universidade de Lisboa.
Ouça no player acima.
João Pedro afirmou que o CDC veio para equilibrar a relação. Segundo ele, a ideia do código é evitar práticas abusivas.
Informação
Na era do comércio eletrônico, a informação se torna protagonista.
"No comércio eletrônico, essa informação ganha relevo substancial", declarou.
Ele frisou que há muito compartilhamento sem a autorização do consumidor.
Leia também: Proteção de dados de consumidores no Brasil é desafio para empresas
Responsabilidade no marketplace
Ele comentou ainda sobre marketplace, de quem é a responsabilidade da venda?
"Todos aqueles que estão na cadeia de fornecimento de produtos e serviços têm a sua responsabilidade", informou.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional Brasília.