Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Superinfecção por fungos invasivos são detectados em pacientes mais graves com Covid-19

Essa infecção fúngica é uma infecção oportunista que vai acontecer pela baixa imunidade do paciente

Revista Brasil

No AR em 28/05/2021 - 15:08

Superinfecção por fungos invasivos são detectados em pacientes convalescendo pela Covid-19 na Índia e no Brasil. Sobre esse tema o Revista Brasil entrevistou Fabrizio Romano, médico otorrinolaringologista e presidente da Academia Brasileira de Rinologia.

Segundo ele é um fungo que está presente diariamente, porém quando o paciente apresenta um quadro de imunossupressão ele pode se tornar invasivo e causar infecção. Normalmente ocorre em pacientes no pós covid ainda internados.

A superinfecção acontece geralmente em pacientes mais graves, principalmente em pacientes com diabetes. 

Estudos tem mostrado que essa combinação de um paciente com problemas de imunidade, com o uso do corticóide em altas dosagens para controlar os efeitos da covid-19, acaba predispondo a infecção fúngica.

Ele explica que são fungos são inalados pelo aparelho respiratório,

Começa com uma sinusite e vai se  espalhando rapidamente pro nariz, pra pele do rosto, pode se espalhar até pro tecido intracraniano e pode ir pro pulmão também, afirma.  

 

Levantamento aponta que a evolução da infecção é muito rápida, em poucos dias o pessoa pode vir a falecer, necessitando portanto de dignóstido rápido, ressalta

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 28/05/2021 - 14:54

Mais do programa