Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo aponta que vacinados podem se infectar e transmitir variante alfa do novo coronavírus

Quem explica é José Luiz Proença Módena, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp)

Revista Brasil

No AR em 28/07/2021 - 10:26

Vacinados podem se infectar e transmitir variante alfa do novo coronavírus. Sobre o assunto e demais variantes, o Revista Brasil  entrevistou  José Luiz Proença Módena, professor  do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e coordenador do estudo.

Segundo o professor, mesmo com duas doses da vacina, a pessoa pode se infectar. O fato de você se infectar não quer dizer que você não esteja protegido da doença, afirma. É um alerta para as pessoas que já tomaram a vacina continuarem tomando as medidas sanitárias.

Ele explica que a variante Alfa que chegou no Brasil possui várias mutações, porém já tinha a variante de Manaus, denominada Gama ou P1 que é a maioria dos casos. A variante Delta se originou na índia, é um vírus com alta transmissibilidade.

Sobre quem está vacinado ele comenta:  "A gente tem a sensação que a gente está protegido, o que gera um relaxamento."

Segundo ele, o risco que o Brasil enfrenta é a resistência de pessoas que não querem tomar a vacina.

Quanto mais gente vacinada, menor a eficiência de transmissão do vírus, mas rápido a gente vai conseguir conter a pandemia, destaca

É importante que as pessoas que já tomaram a vacina continuem tomando as medidas sanitárias.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 28/07/2021 - 11:12

Mais do programa