Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manchas vermelhas, coceiras e descamação podem ser sinal de Psoriase 

Hoje é o dia Mundial da Psoriase, doença inflamatória, autoimune e não contagiosa  que ocorre por desregulação do sistema imunológico

Revista Brasil

No AR em 29/10/2021 - 10:02

Dia 29 de outubro é o dia mundial de conscientização da Psoríase.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, através da Campanha Nacional de Conscientização, alerta a população a respeito de sinais e sintomas da psoríase e sobre o acesso a medicamentos eficazes contra essa doença.

Para este tema o Revista Brasil conversou com Marcelo Arnone, especialista da SBD.

Ele explica que é uma doença inflamatória, não contagiosa e ocorre por desregulação do sistema imunológico. Surge então um inflamação crônica na pele geralmente com manchas vermelhas e descamativa.

Não tem cura, mas há controle, destaca.

A Psoríse ocorre em indivíduo com predisposição genética, nível de Stress, pele seca, por alguns medicamentos.

Segundo o especialista uma das recomendações mais importante é a exposição ao sol que tanto previne quanto ajuda a melhorar as lesões.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza um guia de tratamento pra quem tem a doença leve, com pequenas lesões, onde pode ser tratado com medicações locais e a doença controlada.

Para quem tem a doença localizada e não controlam a doença e em grandes áreas da doença coberta precisa o tratamento sistêmico, com fototerapia, Imunosupressores e Acitretina porém a anvisa aprovou medicamentos biológicos que é  um medicamento de custo alto. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

Criado em 29/10/2021 - 10:59

Mais do programa