Cientistas pedalam 400 km pela conservação do Cerrado. De Brasília até Alto Paraíso de Goiás, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, eles pretendem focar no desenvolvimento sustentável e na conservação do cerrado.
Sobre a iniciativa, o Revista conversou com Paulo Moutinho, ciclista que integra a expedição científica, pesquisador sênior e cofundador do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
Segundo Paulo, existe uma distância do mundo urbano e o mundo rural. "No entanto, a bicicleta faz a conexão entre esses dois mundos", comenta. De acordo com ele, o intuito da pedalada foi mostrar as belezas do cerrado e divulgar a necessidade de preservação do bioma.
O ciclista afirma que em 2020 o cerrado teve cerca de 6,2 bilhões de hectares queimados. E a bicicleta atrai à atenção para isso. Por meio dela pode ser trabalhada a divulgação desses dados.
Agora, depois dessa pedalada ecológica, serão produzidos relatórios com histórias e experiências que os ciclistas encontraram nos locais. Esses fatos serão compartilhados dia após dia no Instagram @bike_transcerrado.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.