Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obrigatoriedade de exame toxicológico reduz o número de motoristas profissionais

Estudo do SOS Estradas mostra que desde que entrou em vigor as novas regras cerca de 3,6 milhões de motoristas abandonaram a carreira

Revista Brasil

No AR em 20/10/2021 - 10:13

Estudo do SOS Estradas mostra que desde que entrou em vigor as novas regras de exame toxicológico para motoristas profissionais, cerca de 3,6 milhões de motoristas abandonaram a carreira. Sobre o tema o Revista Brasil conversou com Rodolfo Rizotto, coordenador do SOS Estradas

Segundo ele o problema toxicológico não se restringe à rodovias e com caminhoneiros, envolve também os motoristas de ônibus, inclusive os urbanos, fazendo parte das categorias, C, D e E.

De 200 mil laudos positivos analisados dos exame toxicológico para quem usam drogas regularmente, só na categoria de ônibus, 60,3% usavam cocaína.

Ele informa também que com a obrigatoriedade dos exames ocorreu uma redução dos acidentes de transito de 30 a 40% em alguns estados.

Rodolfo Rizotto afirma que muitos motoristas desistiram da atividade por não conseguirem se livrar das drogas. 

Normalmente o uso inicia para suportar a jornada, afirma.

O coordenador do SOS Estradas explica que quem paga pelo exame é o condutor ou a empresa na contratação e demissão. Segundo ele é uma política pública que está surtindo efeito. Está desestimulando o uso de drogas e combatendo a logística do crime organizado.

A Lei 14071/2021 estabeleceu uma multa de R$ 1.467,35 , sete pontos na carteira  e a suspensão por 90 dias para aqueles que não fizeram os exames intermediários.

Confira a entrevista completa no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

 

Criado em 20/10/2021 - 12:00

Mais do programa