Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa estuda nova cura para a anemia falciforme

Estudo utiliza a terapia gênica como forma de tratamento para a doença

Revista Brasil

No AR em 15/12/2021 - 11:44

A anemia falciforme é uma doença hereditária na qual modifica as células sanguíneas, alterando o formato das hemácias dos doentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, o problema afeta cerca de 100 mil pessoas.

Atualmente, apenas o transplante alogênico - doação de células saudáveis da medula óssea - é a terapia indicada para esses pacientes.

Mas estudos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), liderado pelo Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que é possível o tratamento usando as próprias células-tronco do paciente doente. 

Sobre esse estudo, o programa Revista Brasil convidou o pesquisador científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo (SP),  Ricardo Weinlich, que explicou que o tratamento consiste na retirada das células-tronco do doente, daí então são “corrigidas” e depois, devolvidas ao paciente que passa a produzir células saudáveis.

Confira a entrevista, na íntegra, no player acima.

 

Hemácias falciformes encontrados na anemia falciforme

Criado em 15/12/2021 - 11:57

Mais do programa