O Revista Brasil desta terça-feira (1º) conversou com Claudia Araújo, especialista em Gestão de Saúde da UFRJ, professora do Coppead/ UFRJ e professora da FGV. Ela falou sobre o aumento nas transmissões da variante ômicron e, consequentemente, sobre o aumento nas internações na rede pública de saúde.
Ouça a entrevista completa no player acima.
Segundo a médica, a situação dessa nova variante tem preocupado muito, pois na semana passada houve um aumento de mais de um milhão de pessoas contaminadas e o número de pessoas que vieram a óbito aumentou em 100%. Seis estados e o Distrito Federal já se encontram em situação crítica, com mais de 80% de ocupação de leitos de UTI. E 12 estados estão em alerta pelo crescimento acentuado.
“Nesse momento a ômicron está se espalhando pelo interior, por isso é importante ações preventivas. Nós temos visto ao longo da pandemia ações reativas, porque o vírus surpreende. Depois de dois anos de pandemia, a gente aprendeu que temos que nos antecipar levando informações sobre os riscos. É tempo de coordenação, cooperação e planejamento para enfrentar a pandemia”, analisa a especialista.