Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa vai identificar fatores de influência no desenvolvimento de bebês

A pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) pretende monitorar 500 crianças durante três anos e faz parte de consórcio internacional de mais de dez grupos de pesquisa

Revista Brasil

No AR em 01/06/2022 - 09:35

A coordenação do Projeto Germina, que envolve 15 grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), está a procura de voluntários para um estudo voltado a identificar fatores que favorecem ou atrapalham o bom desenvolvimento cognitivo e emocional na primeira infância; além dos riscos e benefícios envolvidos na evolução das funções executivas e habilidades de linguagem.

"Nós sabemos que os primeiros mil dias de vida da criança são essenciais e estruturam como o cérebro e as emoções se desenvolvem", enfatiza Guilherme Polanczyk, coordenador da pesquisa. O projeto, explica, incluem muitos grupos de pesquisa que buscam entender esses fatores, e acompanhará crianças desdes os três meses de idade até os três anos. 

"Vamos realizar visitas periódicas, em que vamos avaliar a composição genética dos bebês, a flora intestinal, a relação com os pais, os estímulos que a criança recebe e o desenvolvimento do cérebro", esclarece o pesquisador. Ele explica que um total de 500 crianças serão monitoradas, com a realização de cinco visitas presenciais aos centros de pesquisa em São Paulo. "Nós temos já 300 bebês participando do estudo", relata. 

Podem participar mães de 20 a 40 anos, com bebês a partir de três meses de idade. Voluntários podem entrar em contato pelo site www.projetogermina.com.br ou pela conta do instagram @projetogermina. 

"Nosso estudo faz parte de um grande consórcio internacional de mais de dez grupos de pesquisa nos EUA, Europa e Ásia que estão trabalhando na mesma direção", explica Guilherme. Ele conta que os dados coletados vão ser agregados com esses dados internacionais e serão publicados em artigos científicos. "O resultado que esperamos é ter a capacidade de predizer, logo no início da vida, aquelas crianças que terão um bom desenvolvimento ou terão dificuldades e poder oferecer programas de promoção do desenvolvimento". 

Clique no player acima e confira a entrevista. 

 

Criado em 01/06/2022 - 13:57

Mais do programa