O Revista Brasil entrevista a diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cibele Munhoz, sobre a proposta de concessão à iniciativa privada dos serviços prestados dentro do Parque Nacional de Brasília e da Floresta Nacional de Brasília (Flona).
Ainda não há prazo para que a medida seja adotada, uma vez que, de acordo com o ICMBio, o projeto está em fase de estudos técnicos. Cibele Munhoz reforça que não é uma cessão plena, uma vez que as obrigações que o Estado tem em relação a estas áreas são intransferíveis. A ideia é fazer a concessão dos serviços de visitação, como restaurantes, bilheteria e transporte interno, e ecoturismo.
A diretora indica os modelos de gestão de parques como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque da Chapada dos Veadeiros a serem adotados nas unidades de conservação da capital federal: "estamos contratando um parceiro que nos ajude a melhorar os serviços que são prestados à sociedade".
Ouça a entrevista completa no player acima.