O médico neurocirurgião, diretor da Liga Brasileira da Epilepsia, Ricardo Amorim Leite, diz que deve ser feita uma investigação muito ampla e profunda para delimitar o melhor possível qual a área de início das crises e tentar identificar quais as áreas envolvidas na epilepsia, com o objetivo de evitar sequelas.
As causas principais da Epilepsia, para pessoas com idade acima de 60 anos, são as doenças vasculares do cérebro, os AVCs e os micro AVCs. Já nas crianças, o que predomina são as más formações do cérebro e problemas do metabolismo. O médico alerta que a doença não é contagiosa, porque se trata de um dano cerebral. Normalamente, quando uma pessoa tem uma crise em via pública, as pessoas podem ajudar, colocando um pano embaixo da cabeça dela, tentar colocá-la de lado para que ela não aspire as secreções, afastar objetos para não machucar a pessoa, não introduzir alimentos nem os dedos na boca da pessoa em crise e buscar ajudar médica.
Ouça a entrevista no programa Revista Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.lbe.org.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, das 8h às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.