Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira orientações para prevenção à surdez

Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez é lembrado em 10 de

Segunda-feira (10) foi Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Para falar sobre este importante assunto, o quadro Diário da Saúde, do programa Cotidiano, entrevistou a fonoaudióloga Carolina Dayse Coutinho Pontes, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre as maneiras de combater ou de se prevenir uma surdez antes do período de envelhecimento, em que é considerada normal a perda da audição por volta dos 75 anos de idade.

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional de Brasília

 

Carolina Dayse explicou que manter hábitos saudáveis e fugir de ambientes barulhentos são essenciais para preservar a audição e qualidade de vida na terceira idade. Segundo ela, a principal atitude para prevenir uma surdez precoce é evitar volume muito alto das músicas, principalmente nos fones de ouvido. A fonoaudióloga ressaltou, também, a importância de se consultar, com frequência, um médico otorrinolaringologista.

 

Carolina lembrou que os fones com volume acima de 85 decibéis são extremamente prejudiciais à saúde. De com a especialista, os adolescentes de hoje abusam dos fones de ouvido, sendo que a maior parte deles passa o dia todo com os acessórios.

 

Por esta razão, a fonoaudióloga alertou que, para manter uma audição saudável, é essencial que, quanto mais alto for o volume das músicas nos fones, menor seja o tempo de exposição ao som. Além disso, o aparelho deve estar o mais distante possível da membrana timpânica.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luiza Inez.



Criado em 11/11/2014 - 11:31 e atualizado em 12/11/2014 - 10:45