Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fórum debate medidas para avanço da mineração no país

Começa em fevereiro o 2º Fórum Brasileiro de Mineração. Especialista

Começa no próximo dia 27 de fevereiro o 2º Fórum Brasileiro de Mineração, onde serão debatidas questões vitais para o avanço do setor. A indústria de mineração deve ser responsável por uma das somas mais consideráveis de investimentos da economia brasileira, ultrapassando US$ 68 bilhões até 2015, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração.

 

Ouça também:

 

Amazônia Brasileira fala da relação entre hidrelétricas e mineração

 

O evento está sendo promovido por um grupo de Líderes Empresariais, na cidade administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), pelo segundo ano consecutivo.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o consultor e especialista em Infraestrutura Roberto Gianenetti, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre o evento e como deverão ser debatidas as questões relacionadas ao setor de mineração brasileiro no fórum.

 

Roberto Gianenetti explicou que a mineração é uma atividade muito mais abrangente e relevante do que a maioria das pessoas pensa. Segundo ele, pode-se dizer que a mineração é uma das atividades mais antigas da humanidade, isso porque ela começou na Idade da Pedra, quando o Homo Sapiens começou a construir instrumentos úteis para a sua sobrevivência a partir do granito.

 

Destacando a mineração nos dias atuais, o especialista em Infraestrutura deu exemplos de com a mineração é importante na vida do homem. O telefone celular, por exemplo, contém quantidade relevante de castanho em suas soldas elétricas, um dos minérios produzidos em larga escala no Brasil. Além disso, o silício metálico, também presente no celular, faz o papel de armazenar os dados da memória do telefone, sendo mais conhecido como chip.

 

O consultor Roberto Gianenetti lembrou que a indústria mineral está presente em quase todas as cadeias produtivas, dentre elas a da construção civil e da indústria siderúrgica. Ele ainda chamou a atenção para a importância de desenvolver a indústria mineral no país, com um Código Mineral moderno e que dê segurança jurídica, atraia investimento e tecnologia de brasileiros e estrangeiros que façam o Brasil atingir emprego e renda.

 

Por fim, Gianenetti falou sobre o 2º Fórum Brasileiro de Mineração. Segundo ele, o evento vai discutir com lideranças o futuro da mineração no Brasil e do Código de Mineração, que está em pauta no Congresso Nacional. Para isso, deverão comparecer alguns parlamentares importantes no setor e responsáveis pelas áreas de portos, ferrovias, meio ambiente, entre outros.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 27/01/2015 - 12:11 e atualizado em 27/01/2015 - 11:37

Mais do programa