A colheita da safra 2014/15 vem enfrentado problemas climáticos que podem comprometer o potencial estimado para a temporada. A produção estava estimada em 96 milhões de toneladas de soja, mas houve um recuo para 93,3 milhões de toneladas, em função da queda do potencial das lavouras de Goiás e também uma queda menos acentuada mas também expressiva, em dois estados produtores: Mato Grosso e Paraná.
Confira também: SOS Estradas relata dificuldades enfrentadas por caminhoneiros
Segundo o coordenador da Expedição Safra, José Roquer, esses índices refletem a situação do momento. "Um terço das lavouras dependem de chuva, e no caso das lavouras que estão prontas para a colheita, que representam 30% a 40% do total, também há risco de chuva que pode prejudicar a colheita. E agora, tem este problema da falta de diesel. Isso porque sem diesel, a lavoura fica no campo por mais tempo e isto representa perda", acrescenta.
Saiba mais sobre o levantamento dos técnicos da Expedição Safra sobre a produção de grãos no país, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.