Segundo a gerente da ONG Américas Amigas, Mirna Halley, atualmente, dois navios da Marinha Brasileira percorrem os rios, um do Pará e outro da Amazônia, em missão humanitária e levam dois mamógrafos. São oferecidos o exame de mamografia e outros tipos de assistência médica.
"O trabalho é realizado porque o mamógrafo é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, e o objetivo é contribuir para a queda da taxa de mortalidade da doença", diz Mirna.
A partir do momento que surge uma suspeita de tumor em mama, essa mulher é conduzida ao atendimento do poder público do Estado ou a uma cidade onde é possível fazer outros exames complementares.
A gerente explica que a ONG Américas Amigas surgiu da ideia de uma embaixatriz americana que, ao vir ao Brasil ficou impressionada com o índice de mortalidade de câncer de mama no país, em comparação com os índices dos Estados Unidos. Então ela se juntou a um grupo de mulheres de São Paulo e deram início à ONG.
Saiba mais sobre a importância da mamografia e desta ONG que trabalha em prol do atendimento à mulheres que precisam da mamografia, nesta entrevista ao programa Revista Brasil.
Ouça mais:
Hospital de São Paulo testa medicamento contra câncer de mama
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, com apresentação do Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.