O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou os resultados da primeira pesquisa nacional sobre o perfil dos acidentes de consumo no Brasil.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de dezembro de 2014 e 28 de janeiro de 2015, com consumidores de todo o Brasil, e teve o objetivo de identificar os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança dos clientes.
O assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Paulo Coscarelli, explica que a pesquisa foi dividida em duas categorias: por famílias de produtos e os produtos em si. Em relação a família de produtos, os eletrodomésticos são os que mais causam acidentes, com 24%, seguidos por embalagens, com 20%, e os utensílios domésticos, com 13%. Na categoria de produtos, as embalagens de latas lideram o número de acidentes, com cerca de 15% dos incidentes relatados na pesquisa.
Paulo Coscarelli identifica pelo resultado da pesquisa que os acidentes acontecem basicamente por duas questões: "a primeira pode ser por falha do produto. Mas o acidente também acontece por mau uso do consumidor. Ainda que o consumidor seja instruído a manusear o produto corretamente, ele de vez em quando toma decisões não muito seguras e prudentes", esclarece o assistente.
Saiba mais sobre a pesquisa do Inmetro nesta entrevista ao Revista Brasil.
Ouça mais:
Mercado financeiro sobe para 8,20 % estimativa de inflação para 2015
Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.