Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terremoto no Nepal foi medido pelo Observatório de Sismologia da UnB

Magnitude em terremoto gera ondas que se propagam por todo o interior

O terremoto que atingiu a Índia, China e Nepal, no último fim de semana foi medido pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB). Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o professor de Sismologia da UnB, Lucas Barros, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os efeitos do terremoto na Terra.

De acordo com Lucas, os terremotos de 7,8 graus na escala Rischter são raros e outros bem menores do que este já são registrados em todas as estações sismográficas. Segundo ele, a partir da amplitude desas vibrações é que se mede a magnitude.

O professor explicou que a escala registrada tem potencial para destruir, porque é muito grande e o poder de destruição de um terremoto depende, acima de tudo, de sua magnitude, que é o tamanho.

Como acontece um terremoto?

O terremoto resulta da ruptura da parte externa da terra, ou seja, a terra se quebra e a energia acumulada ao longo de muitos anos é liberada na forma de vibração e de ondas físicas. Como a região é densamente povoada e com geologia que favorece este tipo de destruição, segundo o professor, não se poderia esperar algo diferente.

“Em países onde existe uma preparação maior em observância de códigos sísmicos e construções mais resistentes, essa destruição seria menor, porque o efeito de um terremoto depende não somente de sua magnitude, mas também do local onde ocorre, da proximidade dos centros urbanos e fundamentalmente da preparação da qualidade das construções”, diz o professor de Sismologia.

Ainda de acordo com Lucas Barros, o fenômeno não pode ser previsto e eles ocorrem em qualquer lugar e a qualquer hora. “O terremoto é um fenômeno muito complexo. Ele depende de variáveis que nós não podemos observar. Este terremoto, por exemplo, atingiu uma profundidade 15 quilômetros dentro da Terra e foi ocasionado por forças geológicas provenientes do interior da Terra que nós não podemos prever”.

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre as causas dos terremotos.

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 27/04/2015 - 13:18 e atualizado em 28/04/2015 - 11:51

Mais do programa