O novo marco legal da biodiversidade, que foi sancionado em maio, busca garantir e estimular as pesquisas e a inovação a partir de espécies nativas do Brasil, como plantas e animais, além de minimizar a burocracia do sistema. A lei regulamenta o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade.
Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil desta quarta-feira (03) conversou com o Doutor em Ecologia, diretor do Laboratório de Biogeografia da Conservação e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Dr. Rafael Loyola. Ele explica o que significa Lei da biodiversidade.
Segundo Rafael, esta é uma lei extremamente importante e estratégica para o país. Um ponto importante da lei é que ela se propõe a reduzir a burocracia para os pesquisadores que trabalham com biodiversidade.
Confira a entrevista na íntegra clicando no player no topo da matéria.
Ouça mais conteúdos produzidos pelas Rádios EBC na Semana do Meio Ambiente clicando aqui.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Novo Marco Legal da Biodiversidade é sancionado