Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IR: profissionais liberais deverão informar CPF de clientes atendidos

Obrigatoriedade passa a valer na declaração de 2016 e a exigência deve

Especialistas em Contabilidade falam sobre a obrigatoriedade dos profissionais liberais de informarem o CPF de cada paciente ou cliente atendido e discriminar os valores recebidos de cada um para efeitos do Imposto de Renda. A informação passa a ser obrigatória na declaração do Imposto de Renda do próximo ano. Antes, apenas o somatório mensal era exigido. Os clientes já eram obrigados a inserir o CPF dos profissionais e a quantia paga pelos serviços.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Contabilidade Jaime Rodrigues, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a nova mudança para quem tem que prestar contas à Receita Federal.

 

Jaime Rodrigues explicou que a obrigatoriedade já está valendo desde janeiro deste ano. Ou seja, ao entregar a declaração do IR em 2016, os profissionais liberais terão que informar os CPFs de seus clientes ou pacientes com base em dados a partir de janeiro de 2015.

 

O especialista contou que muito destes profissionais já fazem o procedimento normalmente durante o processo de pagamento e recebimento pelo serviço prestado. Isso acontece através da emissão de notas fiscais, que já contêm os dados pessoais do cliente.

 

Confira outros destaques do Revista Brasil

 

Porém, Jaime Rodrigues orienta que, caso o profissional queira emitir também um recibo com o nome e CPF do cliente e, ainda, o valor da compra ou serviço, pode ser melhor ainda, pois ele vai ter que repassar esses dados à Receita também.

 

O especialista em Contabilidade também deu a dica para que os profissionais liberais passem a criar um banco de dados com os dados e valores pagos por todos os seus clientes ou pacientes. Segundo ele, isso evitaria aquela correriade última hora para declarar as contas ao Leão.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 25/06/2015 - 14:42 e atualizado em 25/06/2015 - 17:00

Mais do programa