O catador de material reciclável é considerado um importante agente ambiental, pois aumenta o índice de coleta seletiva no Brasil dando andamento a uma cadeia sustentável com a possibilidade de reaproveitamento e reciclagem de produtos inutilizados.
Somente em 2013, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gerou 76.387.200 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos, o que representa um aumento de 4,1%, índice maior que a taxa de crescimento populacional no País.
Sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a gerente de Socioecoeficiência da Fundação Espaço ECO, Juliana Silva. Segundo especialista, envolver os catadores de material reciclável em programas de logística reversa ou de capacitação de fornecedores, são importantes ações a serem tomadas.
Juliana Silva avalia que os catadores de material reciclável convivem dia-a-dia com muitos riscos como o chorume, cortes nos resíduos descartados de qualquer jeito e falta de equipamentos básicos de proteção.
Na busca de soluções a gerente acredita que “as empresas podem ajudar buscando atendimento da própria politica nacional de residuos sólidos. É uma oportunidade de investir, é uma oportunidade de olhar para esses catadores e tentar trazer eles para o seu programa de reciclagem.”
Ouça a entrevista na íntegra no player acima!
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.