Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como anda a segurança de cargas trasportadas no Brasil

Especialista em Gerenciamento de Riscos em Transporte alerta para a

Uma das modalidades de crime que tem movimentado muito a questão da segurança no país está relacionada ao roubo de cargas. Algumas cargas consideradas valiosas são alvos fáceis de bandidos nas estradas brasileiras. Neste sentido, muitos se perguntam: “Mas como é que eles sabiam que naquele caminhão tinha carga?”.

 

Por outro lado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que visa combater, acima de tudo, os excessos de velocidade, entre outras barbaridades no trânsito, ela teria tempo para investigar e surpreender os assaltantes de cargas? Então, quais as estratégias que as empresas deveriam aplicar no sentido de preservar a sua carga e o caminhoneiro?

 

Para responder estas e outras perguntas, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Gerenciamento de Riscos Independente do Brasil da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, Eliel Fernandes.

 

Ele explicou que hoje a ação dos ladrões de cargas tem sido contundente e a atitude tem sido de “inteligente contra inteligente”. A iniciativa privada e a polícia estão criando modus operandi para evitar e as quadrilhas, que estão muito bem organizadas, buscando formas de burlar esse processo de segurança e prevenção para obter êxito nas operações.

 

Confira outras edições do Revista Brasil

 

O especialista em Gerenciamento de Riscos em Transporte contou que os roubos acontecem, geralmente, em um raio de 100 a 150 quilômetros dos grandes centros. Atualmente, a região sudeste é muito afetada por este tipo de crime, pois representa de 85% de toda a carga transportada no país por eixo rodoviário.

 

Eliel Fernandes ressaltou, ainda, que apesar da evolução tecnológica dos rastreadores de cargas no país, a América do Sul é a campeã em roubos na comparação às outras regiões do mundo. Ele destaca a importância de uma estratégia preventiva.

 

“As ações marginais no roubo de carga é como uma praga na logística. Eles atuam e estão misturados em todo processo logístico, seja dentro das operações das empresas, ou na estrada. Hoje, o grande desafio é trabalhar informações e ações dessas quadrilhas para que se possa evitar isso. Mas as quadrilhas são bem organizadas. Os rastreadores e gerenciadoras de risco já muito resolveram o problema de ladrão de oportunidade, mas o grande desafio é inibir ação das quadrilhas organizadas”, afirmou.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima!

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 07/07/2015 - 14:55 e atualizado em 07/07/2015 - 11:11

Mais do programa