Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ataques terroristas de 11 de setembro completam 14 anos e ainda causam traumas

Mesmo depois de 14 anos os ataques que mudaram a política mundial

Hoje completam-se 14 anos desde o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Os ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center resultaram na morte de aproximadamente 3 mil pessoas e deixaram o medo de novos ataques terroristas.

 

O Revista Brasil desta sexta-feira (11) debateu o tema, durante mesa redonda, com o mestre em Psicologia da Saúde, especialista em Transtorno de Estresse Pós-Traumático e professor da Universidade Metodista de São Paulo, Othon Vieira e o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, Emerson Maione. Além da participação dos apresentadores Valter Lima, da Rádio Nacional Brasília e Marco Aurélio, da MEC AM Rio de Janeiro.

 

De acordo com o professor Emerson Maione, os atentados de 11 de setembro geraram uma série de conflitos que estamos vivendo até hoje. “A reação norte-americana aos atentados foi fundamental. Os EUA reagiram buscando fazer intervenções militares, principalmente no Afeganistão, ainda em 2001 e em 2003 no Iraque de maneira mais controversa, onde foi colocada a questão das armas de destruição em massa, a partir daí começou toda uma rearticulação no Oriente Médio”, explicou.

 

Ouça também: Código de Defesa do Consumidor completa 25 anos nesta sexta (11)

 

Já o professor Othon Vieira explica que além das mudanças políticas os ataques trouxeram também o trauma psíquico para as pessoas daquela nação e de todo o mundo. “Hoje, nós assistimos ao vivo diversos eventos potencialmente traumatizantes, mesmo para aqueles que não estão envolvidos, a identificação com as vítimas, principalmente, pode causar um trauma mesmo com a distância emocional e geográfica”, completou.

 

Quando perguntado pelo apresentador Valter Lima sobre a questão da segurança no mundo, o professor Emerson ponderou: “uma segurança total é praticamente impossível de acontecer, mesmo nos países mais ricos, nas grandes potências, acontecem ataques terroristas, atentados. Mesmo porque esses atentados buscam as brechas de segurança, mesmo por mais sofisticada que seja a inteligência de um país nos armamentos militares, acaba sempre tendo algum ponto de vulnerabilidade, e é isso que vai ser explorado por esses atentados”.

 

Ouça o debate completo no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádio EBC que vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 11/09/2015 - 14:51 e atualizado em 11/09/2015 - 12:36

Mais do programa