Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Greve dos peritos do INSS: como fica a situação dos segurados?

Quem responde e ajuda a tirar dúvidas é a presidente do Instituto

Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão de greve desde a última sexta-feira (4). Os demais servidores do órgão estão parados há 60 dias. Com isso, os segurados do INSS que precisam receber ou renovar os auxílios têm enfrendado mais dificuldades de atendimento. Sobre o assunto o Revista Brasil conversou com a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger.

 

Para ela, existem dois tipos de demanda: a primeira situação é da pessoa que já está recebendo o benefício, se ela não fizer a perícia, o INSS não pode cessar o benefício. Existe uma resolução que proíbe o INSS de cessar o benefício enquanto não fizer a nova perícia quando o segurado está em benefício. Outra situação é da pessoa que não chegou a entrar com o benefício, e precisa da perícia para começar a receber o auxílio doença.


A orientação do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) é que as pessoas que necessitam dos serviços do INSS compareçam às perícias marcadas, e caso não sejam atendidos, peçam um comprovante da visita. Muitas agências estão completamente fechadas, nessa situação a indicação é de fotografar para ter como prova o não atendimento.  Ele orienta também a fazer uma denúncia na ouvidoria e imprimir a denúncia.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.


Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Aposentadoria do INSS pode ter novo índice de reajuste

Criado em 08/09/2015 - 20:18 e atualizado em 08/09/2015 - 17:04

Mais do programa