As cobranças indevidas são frequentes nas contas de telefonia celular. Segundo constatou a Proteste Associação de Consumidores em pesquisa realizada com 411 consumidores. Cerca de 60% apontou já ter tido cobrança indevida, e a maioria (66%) procurou a operadora, mas destes, 38% não teve retorno sobre a reclamação. E apenas 8,5% foi reembolsado com correção, com um tempo médio de espera de 37 dias. Com o objetivo de ajudar os consumidores a fazer valer os seus direitos, a Proteste está lançando a campanha Controle sua Conta.
Para falar sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou a coordenadora Institucional da Pró-teste, Maria Inês Dolci. Ela esclarece que as cobranças indevidas cobradas nestas faturas são serviços que o consumidor não contratou, serviços que desconhece. As vezes o consumidor não acompanha a fatura, não tem o contrato, pode estar pagando indevidamente. Ha casos de conta em débito automático, que o consumidor acaba pagando. “Neste caso se já pagou ele pode solicitar a devolução em dobro desse valor."
A Coordenadora do Proteste alerta para os consumidores de Pre-pago ter conhecimento do serviço que contratou, aos direitos que tem, como os créditos estão sendo utilizados, pois não vai ter a conta para conferir, mas vai ter o consumo de seus créditos.
Maria Inês Dolcci, fala também fim da cobrança do Home, que é o deslocamento doméstico.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.