Ações brasileiras de promoção da agricultura familiar podem ajudar a Colômbia a implementar um modelo para o desenvolvimento rural. O governo colombiano quer incentivar a oferta de produtos agrícolas por meio da agricultura familiar como mais uma forma para contribuir no processo de paz na região. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou nesta segunda-feira (5) o analista da Conab , Paulo Morceli.
Ele conta que a Colômbia está num processo de pacificação, e uma das medidas que eles estão adotando é fazer com que áreas agrícolas voltem ao sistema produtivo. Estão implementando políticas de incentivo a produção com vistas aumentar a produção interna e usar as terras que eles têm disponíveis para agricultura.
Paulo explica que o sucesso da agricultura familiar deu certo no Brasil porque o governo incentivou a produção familiar por meio de uma série de medidas institucionais e por outro lado criou uma linha de consumo. “O governo brasileiro teve a competência de juntar estes dois elos da cadeia produtiva: de um lado incentivando a produção e do outro lado incentivando a linha de consumo,”esclarece.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima
Expedição pretende levantar potencial da agricultura familiar
Agricultura familiar do Tocantins inclui inovações tecnológicas