Ao se deparar com um atendimento, o que fazer? Quem deve dar a primeira assistência? Para responder questões como essas, médicos se unem com o objetivo de discutir formas para melhorar atendimento imediato ao traumatizado em acidentes.
O presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento ao Integrado ao Traumatizado, Sandro Scarpellini, explica que diante de um acidente a melhor conduta é chamar de imediato o socorro do SAMU ou do Corpo de Bombeiros, porque os socorristas possuem a especialização e os equipamentos para fazer a mobilização adequadamente e levar essa vítima para o melhor atendimento o mais rápido possível.
O médico explica que quando todos estão muito desesperados, o que está falando é o que está em melhor condição, porque está com as vias aéreas liberadas, enquanto o que está quietinho pode estar com obstruções da via área, que é a ausência de entrada de ar nos pulmões. E este é uma das principais causas de morte rápida após uma lesão traumática.
Saiba mais recomendações no site da Sociedade Brasileira de Atendimento ao Integrado ao Traumatizado.
Saiba mais sobre o atendimento ao traumatizado para não agravar mais a situação da vítima nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Cruz Vermelha apresenta aplicativo que pode ajudar a salvar vidas
Acidentes domésticos são principais causas de trauma de face em crianças