Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mudanças na cobrança do ICMS começam em janeiro

A partir de 1º de janeiro de 2016 entra em vigor a Emenda

As mudanças nas regras de cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) começam no dia 1º de janeiro de 2016, quando entra em vigor a Emenda Constitucional 87 de abril de 2015. Sobre o assunto, o Revista Brasil ouviu o advogado e consultor tributário, Mário Nelson Rondon.

 

Ele explica que a arrecadação do ICMS atinge as operações interestaduais destinadas ao consumidor. As operações interestaduais são aquelas que se iniciam em um estado e terminam em outro e visam trazer a bipartição na arrecadação do ICMS, porque antes o imposto arracado ficava somente com o estado de origem das operações estaduais.

 

A motivação dessa operação se deu pela necessidade da tributação equivalente entre os estados, para o comércio eletrônico. O benefício desta medida é que a carga tributária vai reduzir em alguns casos, além de partir o ICMS para os dois lados, ou seja, estado de origem e de consumidor.

 

Para saber mais sobre as mudanças nas regras de cobrança do ICMS, acompanhe esta entrevista ao programa Revista Brasil, comn Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Levy recebe senadores no Ministério da Fazenda para discutir unificação do ICMS

Municípios do Rio com boas práticas ambientais recebem maior verba

Criado em 28/12/2015 - 17:05 e atualizado em 29/12/2015 - 11:28

Mais do programa