Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela queda no endividamento e aumento da inadimplência do consumidor. O levantamento aponta também que o consumo das famílias caiu. Para explicar esta relação antagônica, o Revista Brasil convidou a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marianne Hanson.
Para a economista da CNC, a redução de famílias endividadas está relacionada a uma redução do consumo. Foi observado que em 2015 o consumo das famílias caiu, em especial os bens relacionados ao crédito, que são os bens duráveis, explica. Além da cautela do consumidor, os juros altos e o mercado de trabalho menos aquecido estão entre as razões da queda do endividamento, ressalta Marianne Hanson.
Ao mesmo tempo que houve queda de 1,3% de famílias endividadas, de acordo com a economista, foi registrada uma alta de 8,4% no número de famílias com contas ou dívidas em atraso, terminando o ano de 2015 no maior patamar deste junho de 2012, ou seja, a inadimplência mostrou tendência de alta ao longo do ano, mesmo com o número menor de famílias endividadas.
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Marianne Hanson alerta que o vilão do crescimento da inadimplência é o cartão de crédito, depois vêm os carnês de lojas e em terceiro lugar o financiamento de automóveis.
Confira as informações sobre endividamento, consumo e inadimplência das famílias brasileiras nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima.
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