Qual o papel do médico veterinário no controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti? É o que vamos descobrir agora, nesta entrevista ao Revista Brasil com o integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Fred Monteiro. Ele foi o convidado desta terça-feira (2).
De acordo com ele, a formação do médico veterinário é ampla e vai muito além do contexto de médico de animais e, quando inserido na saúde pública, é um profissional que consegue envolver tanto a saúde ambiental, quanto animal, para garantir a saúde humana.
O médico veterinário faz parte do rol de profissionais que atuam no controle e prevenção das doenças transmitidas por mosquitos, e neste sentido, afirma Monteiro, ele pode ficar à frente dos programas estaduais ou municipais de controle do Aedes Aegypti, nas ações de prevenção, como visitas domiciliares.
“Ele é capaz de avaliar as alterações ambientais que favoreceram a dispersão do mosquito ao longo dos anos e que com a chegada de doenças como a dengue, a febre chinkungunya, e zika vírus”, ressalta.
Confira as informações nesta entrevista ao Revista Brasil, apresentado por Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Governo autoriza entrada à força em imóveis para combater Aedes aegypti
Grávidas atendidas no Bolsa Família vão receber repelentes contra o Aedes aegypt