Hoje é o Dia Mundial da Água, e mais do que nunca uma das principais discussões é o uso consciente da água. Neste sentido, o programa Revista Brasil conversou com o especialista em vazamentos, Plínio Protásio.
Para o especialista, o consumidor só começa buscar soluções para resolver problemas de vazamento quando a conta pesa no bolso. Ele esclarece que um vazamento, por exemplo, no vaso sanitário, pode consumir até 4 mil litros de água por mês. E explica que é fácil descobrir esse tipo de problema: a dica é colocar um pouquinho de borra de café em volta no interior do vaso, se a borra descer, é porque tá com vazamento.
Plínio Prorásio esclarece que o vazamento invisível, o subterrâneo, é o que mais consome água. Para descobrir se existe vazamento, o especialista recomenda: “a noite, depois que ninguém mais vai usar água, anote o número do hidrômetro. De manhã, antes de abrir qualquer ponto de água, volte ao hidrômetro e vê se tá o mesmo número. Se mudou, temos um vazamento". E acrescenta: “o hidrômetro é o termômetro pra te indicar se você tem um problema de vazamento ou não”, conclui.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Válter Lima.
Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal celebra o mês das Águas
Brasília prepara comemorações para o Dia Mundial da Água