Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Microcefalia por Zika vírus: adiar ou não a gravidez?

Ouça entrevista com especialista

Adiar ou não a gravidez? O medo de pegar o vírus zika durante a gestação e ter bebês com microcefalia tem colocado muitos casais diante desse dilema. Sobre o assunto o Revista Brasil desta quinta-feira (300 conversou com o médico especialista em reprodução humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Rodrigo da Rosa Filho.

 

O médico explica que o risco de contrair o zika durante a gravidez é de uma gestante a cada 10 mil, o que considera um índice baixo em relação ao Brasil como um todo. Além disso, o risco daquela gestante que contraiu o zica na gravidez de ter um bebê com microcefalia, é de aproximadamente de 1% a 5% dos casos, informa o médico.

 

Rodrigo da Rosa Filho lembra que outras doenças também podem causar a microcefalia, como por exemplo a sífilis congênita. Informa ainda que a vacina contra o vírus zika deve ficar pronta em, pelo menos, cinco anos.

 

O especialista em reprodução humana avalia que as mulheres acima de 35 anos reflitam sobre a questão. Para o médico, adiar a gravidez tem que ser muito bem pensada. “Porque se for adiar pelo medo de contrair o viruz zika, talvez daqui  2 anos a prevalência seja maior. Outra questão que precisa avaliar e a fertilidade feminina”, esclarece.

 

Clique no player acima e ouça a entrevista.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Zika vírus transforma gravidez e maternidade em angústia

Pesquisadora da Paraíba estuda mutação do Zika no Brasil

Criado em 30/06/2016 - 15:10 e atualizado em 30/06/2016 - 12:10

Mais do programa