Adiar ou não a gravidez? O medo de pegar o vírus zika durante a gestação e ter bebês com microcefalia tem colocado muitos casais diante desse dilema. Sobre o assunto o Revista Brasil desta quinta-feira (300 conversou com o médico especialista em reprodução humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Rodrigo da Rosa Filho.
O médico explica que o risco de contrair o zika durante a gravidez é de uma gestante a cada 10 mil, o que considera um índice baixo em relação ao Brasil como um todo. Além disso, o risco daquela gestante que contraiu o zica na gravidez de ter um bebê com microcefalia, é de aproximadamente de 1% a 5% dos casos, informa o médico.
Rodrigo da Rosa Filho lembra que outras doenças também podem causar a microcefalia, como por exemplo a sífilis congênita. Informa ainda que a vacina contra o vírus zika deve ficar pronta em, pelo menos, cinco anos.
O especialista em reprodução humana avalia que as mulheres acima de 35 anos reflitam sobre a questão. Para o médico, adiar a gravidez tem que ser muito bem pensada. “Porque se for adiar pelo medo de contrair o viruz zika, talvez daqui 2 anos a prevalência seja maior. Outra questão que precisa avaliar e a fertilidade feminina”, esclarece.
Clique no player acima e ouça a entrevista.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Zika vírus transforma gravidez e maternidade em angústia
Pesquisadora da Paraíba estuda mutação do Zika no Brasil