Mais de 30 mil brasileiros estão na fila aguardando uma doação de órgão. Em entrevista ao Revista Brasil, o cirurgião cardiovascular e coordenador da Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), José Lima Oliveira Júnior, informa que o Brasil está realizando aproximadamente 235.000 transplantes de órgão sólido por ano. O que indica uma rotatividade bem grande da fila, seja porque os transplantes são realizados, ou parte das pessoas morrem antes que os órgãos cheguem a tempo, ou 44% das famílias se recusam a doar.
O coordenador explica que o principal motivo da fila é a recusa familiar. Em muitos casos, faltam informações e essas dúvidas precisam ser sanadas.
José Lima informa que o Brasil tem o segundo maior programa de transplantes de órgãos do mundo (23 mil transplantes/ano), atrás apenas dos Estados Unidos (25 mil transplantes/ano). A principal diferença é que no Brasil 95% dos transplantes são feitos pelo Serviço Único de Saúde (SUS).
Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.