Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2016: como está a aplicação da Ficha Limpa

TSE indefere 2.329 candidaturas com base na lei

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral indeferiu 2.329 candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de 2016, com base na Lei da Ficha Limpa. Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevista o ex-juiz de direito, um dos idealizadores do projeto Ficha Limpa e advogado especializado em direito eleitoral, Márlon Reis.

 

Ele avalia a violência ocorrida nestas eleições que, segundo ele, "só mostra o quanto precisamos evoluir na compreensão do que são as eleições". E esclarece que a aplicação da Ficha Limpa se ampliou este ano e que o número de pessoas cassadas é grande. “Segundo alguns veículos de comunicação anunciam, mais de dois mil foram barrados pela Lei da Ficha Limpa”. Para o especialista em direito eleitoral, a identificação biométrica se trata de uma bela evolução nas eleições, pois agrega um fator a mais de controle de segurança.

 

“Eu vejo uma evolução, ela é lenta, mas está acontecendo. Temos a lei contra compra de votos em 1999, a lei da Ficha Limpa, agora temos eleições sem o dinheiro das empresas, justamente, fruto dos escândalos da Lava-Jato e da mobilização da sociedade por eleições mais limpas e estamos caminhando”, disse Márlon Reis.

 

Confira mais informações ouvindo a íntegra da entrevista no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima e do âncora no Rio de janeiro, Cirilo Reis.



Criado em 29/09/2016 - 17:18 e atualizado em 29/09/2016 - 14:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa