Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seca agrava escassez de água no nordeste brasileiro

A falta de chuva é apontada como principal motivo para o esvaziamento

Em entrevista ao Revista Brasil, o especialista em recursos hídricos e superintendente adjunto da Agência Nacional de Água (ANA), Patrick Thomas, falou sobre a situação da seca no nordeste do Brasil.

 

Enquanto os reservatórios de água potável da região sudeste estão com 50% da capacidade, os reservatórios da região nordeste estão quase secos comprometendo o abastecimento da população.

 

Patrick Thomas conta que na região nordeste, a estiagem severa nos últimos cinco anos tem provocando o esvaziamento gradual dos reservatórios. "Este ano, nós chegamos a um armazenamento da ordem de 20% na região nordeste como um todo, sendo que a situação está mais grave no Ceará, Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte", revela.

 

O superintendente chama a atenção para a cidade de Campina Grande, do interior da Paraíba e também a região na bacia do rio São Francisco, que apresenta redução de 16% dos níveis dos reservatórios.

 

O nível do reservatório de Sobradinho, que abastece 58% da região nordeste, já chegou a 1% no ano passado e corre o risco de secar. 

 

Clique no player acima e confira a entrevista na íntegra. 



37% da água tratada é desperdiçada antes de chegar ao consumidor

Falta água nos reservatórios de hidrelétricas

Rio São Francisco sofre com pior estiagem dos últimos 50 anos

Criado em 20/09/2016 - 15:38 e atualizado em 20/09/2016 - 12:49

Mais do programa