Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Radar IDH-M: conheça o Brasil sob perspectivas socioeconômicas

Ipea, Pnud e Fundação João Pinheiro lançam relatório sobre condições

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro lançaram, nesta terça-feira (22), o Radar IDH-M. Sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador de Estudos Urbanos do Ipea, Marco Aurélio Costa.

 

Ele informa que "o Ipea, o Pnud e a Fundação João Pinheiro publicaram, em 2013, o relatório de desenvolvimento humano e a plataforma de desenvolvimento humano com os dados do Censo Demográfico do IBGE. Estão disponibilizados no site www.atlasbrasil.org.br , com acesso bem fácil e interessante."

 

Ele explica que o lançamento do Radar IDH-M permite que se faça um monitoramento, um acompanhamento das condições de desenvolvimento humano no país, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitiu calcular os 60 indicadores sócioeconômicos do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) para o Brasil, para as unidades da federação e para regiões metropolitanas.

 

“No caso do IDH-M a gente trabalha com três dimensões. A gente tem indicadores de educação e escolaridade, indicadores de democracia, entre eles a esperança de vida ao nascer e também a mortalidade infantil, e os indicadores ligados à dimensão da renda. Todos são indicadores importantes”, explica Marco Aurélio.

 


Para o coordenador do Ipea, a boa notícia que o Radar traz é que os estados como Amazonas, Amapá e o Piauí, no acompanhamento entre 2011 e 2014, apresentaram uma maior evolução do IDH-M.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Rádios Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões.  Apresentação de Valter Lima e do Ancora no Rio de Janeiro, Cirilo Reis.



Criado em 24/11/2016 - 18:58 e atualizado em 24/11/2016 - 17:05

Mais do programa