Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É hoje: São João do Boi de Seu Teodoro em Sobradinho

Os festejos começam às 18h e a entrada é gratuita

Revista Brasília

No AR em 23/06/2022 - 11:45

 

São João do Boi de Seu Teodoro

O São João do Boi de Seu Teodoro volta a se apresentar nesta quinta-feira (23), em Sobradinho, após dois anos de pandemia da covid-19. Esta tradicional festa da cultura popular será realizada das 18h às 2h, na sede do grupo, em Sobradinho. A entrada é gratuita.

Por volta da meia-noite será realizada a troca do couro do boi e a renovação das roupas e dos instrumentos, seguindo um ritual de fé e devoção a São João Batista, como explica Guará Freire, filho do Seu Teodoro e responsável por manter viva essa tradição que já tem 59 anos. “Nós estamos também dentro do projeto Folguedos em Arte, que leva a nossa cultura popular para as escolas e feiras”, destaca.

O arraial terá uma praça de alimentação, área de recreação infantil e muita cultura popular, com apresentações do grupo de forró Os Ecléticos; Circo Artetude; quadrilhas juninas Xamegar e Si Bobiá a Gente Pimba; tambor de crioula do Seu Teodoro; Paulinho do Forró e Trio Xamego Bom; Pé de Cerrado e Orquestra Alada Trovão da Mata. 

Há 18 anos o Boi de Seu Teodoro foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Governo do Distrito Federal. Em 2020, foi criada a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, em homenagem e reconhecimento ao legado cultural deixado por ele.

Nesta entrevista ao Revista Brasília, Guará Freire conta como surgiu a tradição do Boi. Conheça essa história clicando no player acima!

Criado em 23/06/2022 - 12:50

Mais do programa