A puberdade ocorre com estágios, que dura em média em torno de 6 meses entre um e outro. Já a puberdade precoce não leva em conta apenas a idade, mas envolve outros fatores como a velocidade em as transformações que o corpo sofre.
Para falar sobre esses fatores o Revista Brasília conversou com Angela Spinola e Castro, Diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo - SBEM-SP
Com a puberdade inicia as transformações do corpo da criança para se tornar adulto.
A puberdade precoce depende de vários fatores, a mudança corporal pode começar em torno dos 8 anos e meio, um dos fatores que pode determinar a precocidade pode ser a velocidade que essas mudanças ocorrem.
De acordo com a especialista, fala-se mais na puberdade precoce, do que ela realmente ocorre. A puberdade precoce, ocorre um caso a cada dez mil.
Para que ocorra a puberdade precoce em si, é preciso observar a aceleração da idade, da evolução, o crescimento e da maturação óssea. Explica Angela.
“Muitas vezes, as famílias tem dificuldade de lidar com o desenvolvimento normal dos seus filhos e acham que eles estão precoces”, comenta ela.
Ouça a entrevista no player acima