Com a chegada do inverno, pessoas que sofrem com reumatismo sentem piora nas dores por causa da queda na temperatura. "Não é a doença que piorou, as dores é que se tornam mais acentuadas no frio", explica a reumatologista do Hospital Brasília, unidade Águas Claras, Tainá Carneiro.
"No frio a gente tende a ficar mais em casa e diminuir as atividades físicas. Mas a atividade física e a proteção articular precisam ser mantidas. É importante tentar se aquecer um pouco mais e não comer alimentos muito calóricos, porque quanto maior o peso, mais dores a pessoa sente."
O reumatismo é um termo usado para caracterizar mais de 200 doenças que afetam articulações, músculos, ligamentos, tendões e o esqueleto, e acomete não apenas pessoas idosas, mas também os jovens.
Nesta entrevista ao Revista Brasília, a reumatologista Tainá Carneiro explica as causas da doença, o que fazer para diminuir as dores e destaca a importância do diagnóstico precoce, aos primeiros sinais de dor, para que o paciente seja diagnosticado corretamente e inicie o tratamento adequado.