O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) está celebrando seu 80º aniversário, marcando também o início das comemorações pelos 80 anos de existência dos Bancos de Leite Humano (BLHs) no Brasil e quatro décadas de atuação do Estado brasileiro na gestão desses bancos.
Desde a sua fundação em 1943, o BLH do IFF/Fiocruz desempenhou um papel fundamental na promoção da saúde materno-infantil, incentivando a doação de leite humano e reconhecendo a amamentação como o melhor alimento para recém-nascidos.
Durante essas oito décadas, o BLH tem sido um pilar de solidariedade, fornecendo apoio vital a bebês clinicamente impossibilitados de serem amamentados por suas mães. Além disso, o BLH continua a desempenhar um papel essencial na formação de profissionais e na promoção da cultura da amamentação no Brasil e no mundo.
A celebração inclui uma série de eventos, como o 'VII Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano' e o 'IV Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite Humano em 2024', destacando quatro décadas de inovação, solidariedade e busca pela excelência nos Bancos de Leite Humano.
Sobre o assunto conversamos com Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).