O Lago Paranoá, no centro de Brasília, oferece espaço para diversão, entretenimento e prática de esportes. É comum aos finais de semanas ver pessoas praticando Standup, passeando de barco, moto aquática, ou apenas aproveitando a vista.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Vítor Mendonça, os erros mais comuns dos esportistas no Lago Paranoá é a falta de habilitação para embarcações, em seguida vem o erro de fazer uso de bebida alcóolica e em seguida pilotar. O terceiro erro mais comum é usar embarcação é não observar se os passageiros estão usando colete salva-vidas.
O tenente Vítor Mendonça diz que não somente os condutores das embarcações devem evitar bebida alcóolica, mas os banhistas também, porque a maioria dos afogamentos ocorrem por causa da bebida alcóolica. O Corpo de Bombeiros do DF faz campanha de conscientização periodicamente, para instruir as pessoas sobre o modo consciente de utilizar o lago e evitar o afogamento. Uma dica importante é não tentar salvar uma pessoa que esteja se afogando, caso não tenha total segurança. E sempre chamar os salva-vidas ou os Bombeiros Militares.
Confira as dicas do tenente do CBMDF sobre o lazer e os perigos do Lago Paranoá em entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Solimar Luz, na Rádio Nacional de Brasília.