Você tem um veículo financiado e já atrasou as parcelas do financiamento? Agora está mais fácil para os bancos retomarem bens com parcelas em atraso. Agora, com as novas regras, com um dia de atraso, o banco já pode mandar uma carta registrada, levar essa documentação a um cartório e inciar o processo de busca e apreensão. Segundo a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Cláudia Almeida, antes a retomada do veículo poderia demorar em torno de 7 meses, hoje em pouco mais de uma semana o banco já consegue realizar a retomada do veículo.
Confira também: Leasing ou CDC: saiba qual a melhor opção para financiamento de carros
De acordo com a advogada, não existe mais a figura do depositário infiel e a tendência é a celeridade de todo o judiciário. Com isso, cresceu o poder das instituições finanaceiras e ao mesmo tempo ocasionou uma insegurança para o consumidor. A advogada recomenda que o consumidor que precisar atrasar parcelas entre em contato com a financeira, peça prazo, negocie e evite refinanciar, porque quando se faz um financiamento já se assume juros altos e ao refinanciar os juros são ainda maiores.
Confira as informações sobre o assunto nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasilia.