O Arquivo Público do Distrito Federal foi criado a partir de uma batalha em defesa da história de Brasília desde a década de 70 e criado em 1985. Durante estas três décadas o arquivo recebeu documentação de órgãos públicos, inclusive um grande conjunto documental que é chamado Fundo Novacap.
Esta documentação proveniente da Novacap conta toda a história da construção de Brasília, com filmes, fotografias, plantas, mapas e conta a histórias bem aprofundada da construção da capital da república. Resumindo: o Arquivo Público conserva a história de Brasília, inclusive anterior à construção.
Segundo a superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Marta Célia Bezerra Vale, existem documentos do século passado e em especial de uma das comissões realizadas no Planalto Central, para delimitar onde seria a construção da nova capital.
No ano passado o Arquivo Público se mudou para sua nova sede e, a partir desta mudança, percebeu-se que ainda não se havia enfocado a participação do negro na construção de Brasília, então uma equipe de pesquisa começou a trabalhar para montar esta exposição que é uma homenagem aos negros que trabalharam nos canteiros de obras da construção de Brasília, assim como para todos os trabalhadores que passaram pelo Arquivo Público nesses 30 anos de existência.
A exposição será inaugurada nesta sexta-feira (20) no Palácio do Buriti.
Confira mais informações sobre a exposição nesta entrevista ao programa Revista Brasília.
Ouça outras edições do Revista Brasília
Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Miguelzinho Martins.