Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Racismo agrava desigualdade de gênero no DF e Entorno

Estudo da Codeplan analisa especificamente situação da mulher no DF e

Estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre a situação da mulher aponta que racismo agrava desigualdade de gênero no DF e em municípios do Entorno. De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Marise Nogueira, pelo estudo ficou muito claro que as mulheres negras permanecem numa desvantagem significativa em relação a todos os outros segmentos da população.

 

Confira também: Você sabe o que é racismo institucional?

 

Segundo a secretária, quando se diz que a mulher negra fica na base da pirâmide social é porque ela trabalha mais e ganha menos, está em maior número trabalhando na informalidade, sem cateira assinada, não tem instrução ou com instrução incompleta e em maior número em zonas da periferia urbana, com menos acesso a bens e serviços. "Isto siginifica que em relação às brancas, as negras estão em desvantagem assim como em relação aos homens, tantos aos negros quanto aos não-negros", acrescenta.

 

Marise Nogueira afirma que a secretaria tem a responsabilidade de levar adiante projeto chamado "DF Sem preconceitos", dando continuidade e ampliando as políticas de promoção da autonomia econômica das mulheres, assim como na área de enfrentamento à violência de gênero.

 

Confira entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 23/03/2015 - 19:19 e atualizado em 23/03/2015 - 16:24