Relatório do Conselho Federal de Medicina aponta sucateamento de unidades básicas de saúde do país. De acordo com o subsecretário de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Beraldo Nunan, dentro do Distrito Federal existem 272 unidades básicas de saúde mas este relatório diz respeito a fiscalização feita no país inteiro, mas não se sabe se alguma unidade básica do DF foi fiscalizada.
Confira também: Saúde Indígena no Mato Grosso está paralisada
O subsecretário admite que existem problemas na infraestrutura em algumas unidades de saúde do DF. Ele diz que é preciso investir mais em unidades básicas no DF, não somente em hospitais e em novas tecnologias. "Há problemas de estrutura em um número significativo de unidades, mas há outros muito bem equipados e com bons profissionais para o atendimento à população".
Ele lembra que a Secretaria de Saúde do DF está finalizando projeto de levantamento de todas as necessidades físicas e de equipamentos para as unidades, para um projeto de intervenção e de melhorias. E cita como exemplo a Unidade Básica de Saúde do Jardim Roriz que estava com problemas e fechada, mas há um processo para iniciar as obras no local.
De acordo com o subsecretário de Atenção Primária de Saúde,estuda-se a contratação de profissionais, apesar da limitação da lei de Responsabilidade fiscal, já prevendo a expansão de equipes para os próximos anos.
Saiba mais sobre Atenção Primária de Saúde no Distrito Fedetal, nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.