A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal realiza casamentos comunitários pelo programa Alma Gêmea. O projeto é destinado a casais hipossuficientes, ou seja, aqueles que declaram não ter condições financeiras para custear os valores de cerimônia civil e os locais de realização fora do cartório.
O coordenador de Políticas e Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Alexandre Veloso, explica que os custos com cartórios, o local onde será realizada a cerimônia e fotografias são pagos pelo Programa Alma Gêmea. Já outros gastos como com o vestido, roupas e outros serviços, vêm de parceiros, que disponibilizam de maneira gratuita para os interessados.
Desde de 2012 foram realizadas dez edições, e até o final do ano de 2015 haverá mais dois casamentos comunitários. A primeira edição deste ano será no final de maio, mas as inscrições já foram encerradas. Em torno de 60 casais serão favorecidos pelo programa.
"A ideia do casamento surgiu com a experiência bem-sucedida que verificamos em vários estados da Federação. Onde mostrou-se a necessidade de contemplar a população do DF com essa política pública inclusiva, que resgata a proteção da família e onde permite que os casais podem regularizar a sua situação de estado civil, de maneira a resguardar e facilitar os direitos desses casais", esclarece Alexandre Veloso.
Saiba mais sobre o programa nesta entrevista ao programa Revista Brasília.
Ouça mais:
Liderança das domésticas critica projeto de lei das terceirizações
Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins,.