A Capital Federal recebeu este mês a Exposição Brasília 55 Anos - da Utopia à Capital. A mostra é fruto de uma tese de mestrado, em Madri, na Espanha, em 2010, para apresentar um projeto final, cujo objetivo era mostrar Brasília para o mundo.Composta de livros, fotos e peças históricas, a exposição já rodou 8 países e agora foi trazida para o aniversário de 55 anos da cidade.
Em entrevista ao programa Revista Brasília, a curadora da Exposição Brasília 55 anos, Danielle Atayde, explica que a exposição que é mostrada por módulos, desde a história da ideia de transferir a capital para o interior do país, uma cronologia contada desde 1751 até os dias atuais, passeando por quase 250 anos de história. "São fotografias, documentos, peças do Museu de Astronomia do Rio de Janeiro, aparelhos de mediação do quadrilátero Cruls, obras de artistas de São Paulo e outros", explica.
A exposição já foi vista por mais de 300 mil pessoas, começando em Madri, na Espanha, depois Portugual, Argentina, Chile, Índia, França e Alemanha e agora Brasília.
De acordo com a curadora, durante o período em que esteve em cartaz, até o último dia 15 de junho, a receptividade do público brasiliense foi excelente. Foram mais de 10 mil visitantes, inclusive as crianças das escolas públicas do DF.
Duzentos livros que contam a história brasiliense foram doados à rede pública de ensino. Os exemplares integram a exposição Brasília 55 anos, da Utopia à Capital.
Confira as informações nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.