Um simpósio de mobilidade urbana está sendo organizado em Brasília com o tema" Necessidade de planejamento urbano para o transporte público e sustentável". O objetivo é oferecer aos participantes um ambiente apropriado para a reflexão sobre essas novidades, as novas exigências da sociedade e o que o meio ambiente espera da mobilidade urbana. Para o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, dr. Dênio Augusto de Oliveira Moura, responsável pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, as políticas da mobilidade no país, sob o aspecto legislativo, está muito bem atendido, a partir da Lei 12.587/2012 e no DF, o Plano Diretor de Transporte Urbano.
O desafio agora é transformar esses direitos em realidade e este é o objetivo do simpósio, porque Brasília tem sua peculiaridade por ser uma cidade tombada. Por isto, além de todos os desafios naturais de todas as cidades com relação à mobilidade urbana, Brasília tem que ter esse cuidado a mais, que é um patrimônio de toda a humanidade.
Em relação à mobilidade sobre trilhos, o promotor diz que essa realidade no âmbito do Distrito Federal é muito bem vinda, mas o primeiro passo é uma necessidade de mudança de paradigma, ou seja, não dá mais para fazer grandes obras que vão propiciar somente o automóvel, o transporte individual, porque o transporte público é uma prioridade.
O que será discutido neste simpósio são as soluções que teremos no futuro e temos que pensar lá na frente, diz o promotor. Confira as informações sobre mobilidade urbana nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.