Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Secretaria de Saúde oferece tratamento para quem quer deixar de fumar

Cigarro é uma das causas de câncer de pulmão, boca, laringe e doenças

O programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF já funciona há 18 anos e é uma iniciativa do Ministério da Saúde que existe em todo o país, oferecendo tratamento para quem quer parar de fumar, ou seja, com a prevenção do tabagismo, em empresas e escolas e capacitando professores do ensino fundamental, além de médicos para aprender como tratar o tabagismo.

 

O programa Revista Brasília, desta segunda-feira (22), falou sobre o tratamento do tabagismo com o coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues.

 

De acordo com o médico, na composição química da fumaça do cigarro, você queima o papel, o fumo e os produtos que a indústria do cigarro acrescenta para tirar o gosto original do fumo e melhorar o sabor. Com isto, segundo ele, quando a pessoa fuma, ela inala o alcatrão, onde estão todas as substâncias que causam o câncer, como a nicotina, que além de ser um alcaloide que cria a dependência, causa vasoconstrição, ou seja, o vaso sanguíneo fica mais estreito, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.

 

Portanto, explica o , o tabagismo é uma doença e por isto a Secretaria de Saúde oferece o tratamento gratuitamente. Os interessados em deixar o vício de fumar devem procurar o Programa de Controle do Tabagismo, por meio do Dique-Saúde 136 e se informar sobre os lugares mais próximo de casa ou do trabalho para fazer o tratamento. Celso Rodrigues ainda informa que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) oferece atendimento sem necessidade de agendamento. Basta comparecer às quarta-feira, entre 8h30 e 9h da manhã, para a primeira reunião e já fica inscrito para acompanhar o programa, inclusive o medicamento necessário, afirma.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h.

 

 



Tabagismo: problema de saúde pública global mata milhares em todo mundo

Criado em 22/06/2015 - 15:20 e atualizado em 22/06/2015 - 11:51