Por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, a Secretaria de Políticas Para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal lançou uma carta aberta contra a violência aos idosos.
Segundo o coordenador de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria, Márcio Valéria Mendonça, o enfrentamento da violência deve ocorrer todos os dias, o ano inteiro, mas como existe este dia especial para chamar a atenção, esta carta aberta convida a todos à conscientização. "Despertar essa sensibilização porque é importante entender que a pessoa idosa não pode ter seus direitos violados", acrescenta.
Clique aqui para ler a íntegra da carta.
Segundo o coordenador, o governo está disponibilizando para a sociedade um curso de cuidador(a) de pessoa idosa, porque ao verificar o índice de violência, se constata que a violência contra o idoso ocorre muitas vezes no âmbito familiar. Então, quando se oferece um curso para ensinar a cuidar de idosos, se está indo contra essa incidência desses casos.
Este semestre, uma parceria entre GDF e a UnB, lançou a Universidade da Maturidade, no Campus de Ceilândia, onde 115 idosos participam dessa formação, para o coordenador, esta é uma forma de empodeiramento da pessoa idosa, para que ela também possa combater as situações de violência.
Confira esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasília, com o jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
Rede de informação das Rádios EBC aborda combate à violência contra o idoso
Em Conta alerta contra violência a idosos no Brasil